Cavalheiro e Cavaleiro
Prendedor de Colarinho
Deveres para com todos
Canecas de barbear
Quatro dicas antigas e simples para um barbear perfeito!
Retrospectiva Cavalheirismo. As 10 charges mais curtidas na página do Cavalheirismo em 2014
Fazem-se visitas!

Alguns motivos para voce trocar o aparelho de barbear

Texto extraído do  blog: http://barbeadoresclassicos.blogspot.com.br


Alguns bons motivos para você trocar seu aparelho elétrico (ou mesmo os descartáveis) por um aparelho tradicional (safety razor):


1 – Custo & Benefício

A qualidade de uma barba feita com uma Mach3, por exemplo, é muito boa*. O problema é que elas custam de 15 a 20 reais e não duram tanto tempo. Se voce faz a barba todos os dias verá que em um mês vai gastar o quê? 40 ou 50 reais? As vezes um pouco mais, não?

E um aparelho elétrico? Será que são tão eficientes assim? Tive alguns e posso dizer que, pelo menos para mim, eles foram caros, não faziam a barba da forma que prometiam e ainda deixavam minha pele muito irritada.

Um barbeador tradicional utiliza somente 1 lâmina que dura em torno de uma semana. O gasto com essa lâmina, no entanto, é de alguns centavos. Fazendo umas contas rápidas a pessoa acaba gastando alguns poucos reais para fazer a barba o mês todo.

2 – Hobby


Quando procurei no orkut por “barba” encontrei uma comunidade chamada “odeio fazer a barba” com mais de dez mil associados. Depois fiquei pensando…poxa….mas qual o motivo de tanta gente não gostar de fazer a barba? Ou pelo menos terem essa relação tão ruim com ela? Por que não transformar esse drama diário em um hobby que pode ser muito prazeiroso?

Fazer a barba com um aparelho elétrico é chato. Fazer a barba com um aparelho tradicional é muito legal. E antes que venham me falar de “tempo”. Que o aparelho elétrico é muito mais rápido, tem um vídeo do Mantic59 chamado “The ten minute tradicional wet shaving” (algo como “barbear tradicional em 10 minutos” – aqui).

3 – Eficiência


Sempre que fazia a barba com aparelho elétrico ficava com o rosto bem vermelho, irritado. Fazendo a barba desse jeito realmente não é de admirar que as pessoas não gostem. Os aparelhos descartáveis ou semi-descartáveis vendidos em supermercados também são meio enganosos. Dizer que um aparelho de três lâminas faz um barbear “perfeito” com apenas “uma passada” é meio que uma propaganda enganosa. As vezes voce passa uma vez, não fica legal, passa mais uma vez, também não fica, passa uma terceira e pronto, se corta. Um aparelho tradicional com apenas uma lâmina faz a coisa mil vezes melhor e sem irritação. É claro que um pouco de prática é necessário mas garanto uma barbear muito melhor.

4 – Sensação


Os aparelho elétricos não utilizam água. É como lavar um carro a seco…acho que não fica igual lavar com água. A pele reage muito melhor quando está hidratada e também fica muito mais “elástica”.

Os pincéis têm uma grande utilidade pois além de massagear a pele e levantar os fios também ajudam a pele a absorver a água e espuma. Poupa um pouco de trabalho que voce teria utilizando os dedos. Uma espuma de boa qualidade também pode fazer a diferença. Conheço muita gente que usa sabonete (!), que além de ressecar a pele (que pode ajudar a ocasionar cortes) no final das contas não ajuda a fazer a lâmina deslizar.

Ao usar um bom pincel, uma boa espuma e uma lâmina de qualidade a sensação é outra. No começo fiquei até ansioso para os fios crescerem e eu poder fazer a barba novamente.

5 – Tradição


Não vou dizer que tudo que é tradicional é melhor. Mas uma coisa é certa: se um aparelho de barbear, que foi inventado a quase 100 anos ainda é largamente utilizado (talvez não no Brasil) e tem tantos admiradores alguma coisa de bom ele tem, certo?

Nunca me “ensinaram” a fazer a barba. Também nunca fui a um barbeiro (daqueles que voce senta e o camarada faz a sua barba). O que aprendi foi meio que na prática e levado pelas propagandas (“a primeira faz tchum, a segunda faz tcham” ha-ha) . Acho que no final das contas dá muito mais dinheiro vender lâminas caras, que duram pouco, e sempre lançar “inovações” do que vender aparelhos tradicionais, que no final das contas são muito mais baratos, certo?

Quando voce se questiona sobre essas coisas e começa a pesquisar as coisas tendem a mudar um pouco, né? Dou graças a Deus pela internet, pelo youtube e outras ferramentas. Com elas voce pode aprender de tudo (inclusive técnicas para fazer a barba, ó).



*Eu particularmente discordo disto, pois não há comparação da qualidade de um barbear feito com uma lâmina tradicional e um mach 3 que geralmente é bastante inferior, pois não consegue fazer um barbear profundo e rente dado a inclinação das lâminas

4 Comentários para: “Alguns motivos para voce trocar o aparelho de barbear

  1. Bom dia Srs.

    Perfeita matéria.

    Conheci o barbear clássico e nunca mais fiz barba com aparelho descartável.

    Devido a minha barba ser cerrada e muito cheia, sou obrigado a me barbear todos os dias.

    O que era um tormento passou a ser um prazer, um estilo de vida, um hobby……..

    Aconselho todos a conhecerem esta forma de se barbear, e aqueles que não gostarem pelo menos terão feito um barbear muito mais eficiente rsrsr.

    Abçs a todos

  2. Acabei de comprar um aparelho desses, que o senhor chama de “tradicional”, em que trocamos apenas as lâminas e tal. Como sempre usei aparelhos descartáveis, vai ser como me barbear pela primeira vez.. Seria bom nesse tópico algo do tipo “curso para iniciantes” para eu tentar não arrancar a pele do rosto junto.. rsrsr Existe muitas diferenças no uso de um e outro?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*