Cavalheiro e Cavaleiro
Prendedor de Colarinho
Deveres para com todos
Canecas de barbear
Quatro dicas antigas e simples para um barbear perfeito!
Retrospectiva Cavalheirismo. As 10 charges mais curtidas na página do Cavalheirismo em 2014
Fazem-se visitas!

Prendedor de Colarinho


Caros cavalheiros,

 
Retomo hoje o blog para escrever sobre um acessório muito simples, mas que pode ser um diferencial na vestimenta masculina. Os chamados “Collar Pin” ou “Collar Bar” são prendedores de colarinhos usados por homens, que podem ser de materiais mais simples ou verdadeiras joias.  A função do prendedor de colarinho é unir as duas extremidades do colarinho da camisa, passando por debaixo da gravata. Além de evitar que a gola da camisa fique desajustada, o prendedor de colarinho valoriza e ressalta o nó da gravata, deixando o homem muito bem alinhado. 
 
         Durante muito tempo os prendedores de colarinho foram acessórios que davam personalidade ao vestir masculino, bem como as abotoaduras e os prendedores de gravata. Foi por volta dos anos 20 que os prendedores de colarinho, também chamados de barretes, se tornaram itens comuns no vestir dos homens, principalmente nos Estados Unidos. Mas, em nosso mundo funcional, prático e nivelador, se tornaram esquecidos. Ainda assim, são itens simples que dão muita personalidade ao homem que deseja se destacar de uma maneira positiva. 
 

 

         Consultando alguns livros antigos de vestimenta masculina, foi possível descobrir que os prendedores de colarinho eram recomendados para uso no ambiente de escritório, mas, com o tempo, se transformaram em um acessório para um traje mais formal também. 


Existem três tipos de prendedores de colarinho:



Primeiro tipo – Em forma de alfinete de segurança, ele necessariamente fura o colarinho da camisa e funciona da mesma forma que um alfinete. É o prendedor de colarinho mais grosso e que fica mais evidente.





 
Segundo tipo – Em forma de grampo, ele não necessita perfurar as pontas da gola da camisa, porém não fornece a mesma segurança dos prendedores que a perfuram. Esse tipo costuma ter uma pequena curvatura que acompanha a curva do pescoço e é a melhor opção para não danificar suas camisas. Também é o modelo mais comum e clássico de ser encontrado.

 

 





Terceiro tipo – Ele tem a forma de um alfinete com duas pontas, sendo uma delas rosqueável, como um parafuso. Esse modelo é o mais discreto, passando por baixo da gravata, ficando aparente apenas as pontas. Ele necessita também que as extremidades da gola estejam furadas com caseado, pois, ao contrário do modelo em forma de alfinete, este prendedor não tem pontas perfurantes, já que existe uma rosca.






 Vamos então aos exemplos dos três tipos de prendedores de colarinho sendo usados:


Primeiro tipo de prendedor, em formato de alfinete de segurança.
Segundo tipo  de prendedor, em forma de grampo.
pin-collar-shirt
Terceiro tipo de prendedor, em forma de alfinete com ponta rosqueável.




                                       

 
Vou postar aqui também três vídeos mostrando como esses diferentes tipos de prendedores de colarinho são colocados na gola da camisa:
 
 
Primeiro tipo:
 
 




Segundo tipo:







Terceiro Tipo






 O que precisamos saber para usar um prendedor de colarinho

 
         Primeiramente, é que não existe restrição quanto ao tipo de prendedor que você vai escolher para usar. Esse é um critério pessoal, mas que deve contemplar os aspectos práticos, como furar ou não a gola de uma camisa. 
 
         Segundo e mais importante, só use um prendedor de colarinho se estiver usando gravata!  E tampouco se usa prendedor com gravata borboleta. 
 
         Terceiro ponto, não use prendedores de colarinho com camisas que possuem botões nas pontas dos colarinhos. Seriam muitas informações e funções repetidas, já que os botões servem para segurar a gola da camisa. Também não se usa os prendedores com camisas polo. 
 
         Quarto ponto, não se deve usar com os prendedores aquelas barbatanas de ferro, que deixam o colarinho duro, pois os dois exercem funções opostas. 
 

         Algumas Observações

 
Alguns tipos de colarinho de camisa não são recomendados para se usar com os prendedores, como por exemplo, as camisas com colarinhos italianos, pois esse modelo é muito aberto e não serve para o uso de prendedores.
 
Quanto ao nó da gravata, é interessante fazer um nó que não seja tão cheio, devendo-se evitar nós como o Windsor ou o Duplo. É mais interessante também gravatas de tecidos mais finos, pois com um tecido grosso pode dar a impressão de que você está sendo enforcado pelo seu colarinho, e não é isso que queremos. 
 
         É possível encontrar esses prendedores de colarinho em feiras de antiguidades. Outra opção é comprar em lojas fora do Brasil, pela Internet, com o nome em inglês “Collar Pin”. 
 
 
         Para terminar, coloco aqui uma foto de um teste que fiz com o modelo de grampo. 





 
 
 
 
 



15 Comentários para: “Prendedor de Colarinho

  1. Bacana!
    Realmente não conhecia essa prática. Eu costumo usar gravata com o prendedor, mas nunca vi esse prendedor de colarinho. Será que é fácil de encontrar?

  2. Bom dia. Ontem eu encontrei o site de vocês e achei excelente, muito atento aos detalhes e diferenciado.
    Preciso do prendedor de colarinho em barra (grampo), preferencialmente na cor prata/cromo. Qual é o prazo de envio aqui para Curitiba – CEP 81320-340? Sendo no máximo 15 dias compro ainda hoje.

    Aguardo retorno.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*