Cavalheiro e Cavaleiro
Prendedor de Colarinho
Deveres para com todos
Canecas de barbear
Quatro dicas antigas e simples para um barbear perfeito!
Retrospectiva Cavalheirismo. As 10 charges mais curtidas na página do Cavalheirismo em 2014
Fazem-se visitas!

Canecas de barbear

vf-mens-shaving-posters-3

Já falamos em outro artigo sobre os diferentes tipos de utensílios para fazer a barba. Neste, vamos tratar de um item em especial: as canecas de barbear – suas vantagens/desvantagens e qual pode ser melhor para você. Para tratar melhor do assunto, chamo esse utensílio de “caneca”, mas existem diferentes tipos e formatos para o mesmo objeto, dado que ao longo da História o homem desenvolveu esse objeto tão fascinante e prático.

Podemos definir quatro pontos principais sobre as funções da caneca de barbear:

  1. Manter o sabão de barbear firme e estável;
  2. Manter o sabão úmido;
  3. Possibilitar a criação de uma espuma densa, sem derramar;
  4. Aproveitar o máximo possível do sabão.

 

Um dos primeiros pontos para quem quer iniciar a técnica do barbear tradicional é ter em frente de si um bom suporte para o sabão de barbear, coisa que em um primeiro momento pode parecer supérfluo, mas que é fundamental no processo de fazer a barba, seja com barbeador de segurança, navalhete ou navalha. Em seguida, temos que ressaltar o fato de que existe um ritual prazeroso e relaxante por trás do barbear masculino, o qual traz benefícios para a pele, como evitar pelos encravados e outros problemas comuns de quem usa um barbeador moderno de “45 lâminas”.

5770145502_06b3c544ba_b

Tipos de canecas de Barbear

Vou apontar alguns tipos de canecas, que podem ser escolhidas de acordo com sua necessidade e gosto. Todos os tipos necessitam de um sabão que seja redondo e que se encaixe no fundo da tigela, permitindo que você coloque água, deixe o pincel amolecendo e tenha um sabão que solte uma espuma cremosa e densa.

cobalt mug shaving set-4-website

O modelo caneca

cs-mx-1_2Este modelo pode ser bem interessante, pois permite que antes do barbear seja possível colocar água quente na caneca e também amolecer o pincel na mesma água. Porém, para fazer espuma depois, é necessário retirar todo o excesso de água, ou seja, se você precisar de mais água, vai ter de ter água aquecida já por perto. Também tenha cuidado ao movimentar o pincel, pois a caneca é funda, o que limita o movimento dele, o qual pode bater nas paredes da caneca e trincá-la.

 

Modelo tigela

Mühle-mug-in-black-900x900O modelo tigela é interessante porque permite uma livre movimentação do pincel para fazer espuma. Esse modelo também costuma ser leve, pequeno e de fácil manuseio, pois o sabonete fica rente. Porém, para utilizar uma tigela é necessário ter uma fonte de água quente por perto, já que a tigela não permite que se armazene água e que se amoleça o pincel. Isso pode ser uma grande desvantagem em um país como o Brasil, onde casas com água quente encanada não são tão comuns.

 

Modelo Scuttle

shaving-bowls-cyril-r-salter-traditional-shaving-scuttle-1_1024x1024Realmente não achei uma tradução para esse tipo de caneca. Seria algo como “modelo balde”. Essas canecas tem sua origem em tempos realmente antigos e são as minhas preferidas, porém são difíceis de serem encontradas. A praticidade delas está no fato de terem um grande reservatório para água quente na parte de baixo, onde é possível deixar o pincel amolecendo e também aquecer o sabão e a espuma. Esse modelo tem suas origens na Europa, em tempo em que eram raras as casas que possuíam água quente encanada, ou seja, nosso caso atualmente.  Uma desvantagem desse modelo é que, além de ser difícil de ser encontrado no Brasil, costuma ser grande e ocupar um espaço considerável em sua pia ou armário. Entretanto, traz a praticidade da tigela e os benefícios que a caneca permite em uma única peça.

Coloco uma foto com vários ângulos para mostrar melhor a peça:

1209prclnmug.3L

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*